Amostra de Solo para Gestão de Áreas Contaminadas


Execução de atividades de investigação ambiental para obtenção de amostra de solo superficial e subsuperficial para gestão de áreas contaminadas.

A amostra de solo foi obtida de uma antiga área industrial em encerramento que foi ocupada por atividade potencialmente geradora de áreas contaminadas.

Foram analisados parâmetros como SVOC – Compostos Orgânicos Semi-Voláteis, VOC – Compostos Orgânicos Voláteis, Metais Prioritários e TPH.

A amostra de solo representativa foi realizada a partir da elaboração de um bom modelo conceitual elaborado nos estudos de Avaliação Ambiental Preliminar (Fase I).

A amostra de solo coletada onde foi feita a determinação de compostos orgânicos voláteis foi acondicionada em frascos com metanol devidamente etiquetados e com sua cadeia de custódia preenchida. Após finalização a amostra seguiu para o laboratório credenciado para análise e emissão dos relatórios. Para este projeto os laudos do laboratório sinalizaram que o solo não estava contaminado.

Você está com problemas de Áreas Contaminadas? Baixe aqui nosso Fluxograma e evite riscos e problemas ambientais na sua empresa

Amostra-de-Solo-para-Gestão-de-Áreas-Contaminadas
Amostra de Solo para Gestão de Áreas Contaminadas

Encerramento de Atividade com Potencial de Gerar Áreas Contaminadas

Para o encerramento de atividade industrial com potencial de gerar áreas contaminadas foi elaborado o Plano de Desativação e Declaração de Encerramento de Atividade junto à CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Plano de Desativação e Declaração de Encerramento de Atividade foi elaborado em conformidade com a Decisão de Diretoria – DD nº 038/2017 e Instrução Técnica – IT nº 039/2017, acompanhados dos estudos de passivos ambientais da área.

Os estudos de passivo ambientaL que acompanham o Plano de Desativação da CETESB são: a Avaliação Ambiental Preliminar e Investigação Confirmatória.

Na Avaliação Preliminar é realizado levantamentos de processos junto à Cetesb e Prefeitura da área de interesse e entorno; vistoria técnica no imóvel com o objetivo de constatar as condições do local; registros fotográficos; levantamento e caracterização do uso e ocupação do solo; levantamento de poços de captação de água subterrânea; levantamento multitemporal de imagens aéreas; entrevistas com proprietário, funcionários e moradores do entorno; levantamento da geologia, pedologia e hidorgeologia local e elaboração do Modelo Conceitual Inicial da Área – MCA.

Já na etapa de Investigação Confirmatória são executados serviços de sondagem, instalação de poços de monitoramento de água subterrânea, instalação de poços de vapor, amostragem, coleta e análise do solo, água e vapor com objetivo de constatar se a área está ou não contaminada.

A Horizonte Ambiental possui equipe técnica multidisciplinar qualificada para execução de laudos e estudos de passivos ambientais e conta com os melhores parceiros em análises ambientais.

Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um consultor ambiental!


Nossos Contatos Oficiais:

Telefone Fixo: (19) 3604-3682

Celular/WhatsApp: (19) 9.9961-2934

E-mail: contato@horizonteambiental.com.br

 #InvestigaçãoAmbiental #ÁreasContaminadas #PassivoAmbiental #EstudoAmbiental #DueDiligenceAmbiental #InvestigaçãoConfirmatória #PlanodeDesativaçãoCetesb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MANIFESTO AMBIENTAL MUNICIPAL

Licenciamento de empresas: Por que regularizar?

Empresa de assessoria ambiental em Campinas