O que é Sustentabilidade Empresarial?

Modernamente, podemos definir sustentabilidade empresarial como sendo um conjunto de práticas capazes de tornar uma empresa parceira do meio ambiente. Elas criam condições para que as suas atividades possam “sustentar-se” em longo prazo, a partir de ações que minimizem os impactos ambientais.

Além disso, uma empresa sustentável torna-se um instrumento civilizatório. De fato, ela utiliza-se de projetos e programas que ajudam a conscientizar os seus funcionários sobre os riscos ao meio ambiente.

Desse modo, empregado e empregador trabalham, em conjunto, para a preservação dos recursos naturais e humanos. E fazem isso na medida em que compreendem que os seres humanos, assim como o meio ambiente, também devem ser preservados em suas características e singularidades básicas.

Assim, a sustentabilidade empresarial recomenda que uma empresa reduza o consumo de água, energia e descarte resíduos sólidos com responsabilidade, por exemplo.

Concomitantemente a isso, estimula a ética na atividade empresarial e a entrega de melhores condições de trabalho aos seus funcionários; sem contar a proteção aos mais vulneráveis e outras práticas relativas às dimensões social, econômica e ambiental do seu segmento.

Como funciona a sustentabilidade empresarial?

Em síntese, sustentabilidade empresarial consiste na sua capacidade de equilibrar a aquisição de lucros com a preservação do meio ambiente. E mais: tem a missão de adequá-la ao que determinam os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos”.

Basicamente, esses princípios determinam que uma empresa saiba equilibrar a “busca por lucros” com o “respeito aos direitos humanos” e “a preservação da natureza”. Com isso, ela torna-se uma organização lastreada em um “desenvolvimento sustentável”. E por isso mesmo deixará de ser apenas uma “exploradora de recursos”, para tornar-se uma ferramenta civilizatória, como é o que se espera de uma empresa do séc. XXI.

Na verdade, como dissemos, o conceito de sustentabilidade nas empresas está diretamente ligado ao conceito de “desenvolvimento sustentável”. E, como sabemos, esse não é um pensamento novo; longe disso. As suas raízes modernas iremos encontrar no ano de 1972, quando a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano lançou as suas bases iniciais.

Resumidamente, o encontro recomendou o fim do empreendedorismo baseado, estritamente, na relação produção x consumo/oferta x demanda. Isso porque, segundo os especialistas, esse é o principal caminho para a degradação da natureza, a partir da poluição atmosférica e dos mananciais, além de produzir desigualdade social e uma perniciosa concentração de riqueza.

Nesse contexto, a sustentabilidade empresarial recomenda práticas como a extração de recursos naturais seguida de projetos de recuperação dos mesmos e avaliações de impactos ambientais. Além disso, propõe o cuidado em dar assistência e atenção às comunidades que vivem em seu entorno.

Ademais, esse conceito visa estimular a noção de que os funcionários são na verdade “colaboradores”; verdadeiros parceiros no desafio da obtenção de lucros sem a consequente degradação da natureza.

E poderíamos nos estender ainda mais aqui a listar uma série de iniciativas capazes de fazer de uma organização um verdadeiro “núcleo de crescimento civilizatório em uma determinada região”.

As singularidades do movimento

Sem dúvida, o desenvolvimento sustentável de uma empresa configura-se como um dos movimentos mais importantes do séc. XX.

Só para ilustrar, inúmeras pesquisas, como a realizada pela empresa norte-americana Union + Webster, e utilizada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), apontam que, só no Brasil, quase 90% dos consumidores dão preferência a empresas sustentáveis na hora de ir às compras.

E mais: cerca de 70% não se importam de pagar valores maiores por produtos adquiridos nesse ambiente. Por isso, de acordo com diversas outras pesquisas, cerca de 76% das indústrias brasileiras já correm para pôr em prática o conceito de sustentabilidade empresarial em seus respectivos negócios.

Resumidamente, o que essas empresas e indústrias hoje buscam é o equilíbrio. Elas buscam reforçar as práticas de respeito e oferta de melhores condições de trabalho para os seus funcionários, de modo a fazer com que as suas empresas tornem-se como extensões das suas próprias famílias.

Com isso, temos também a construção de um novo colaborador, agora empenhado em seguir tais práticas sustentáveis e torná-las a essência das suas atividades. E é o que justamente acaba fazendo com que uma empresa enquadra-se na categoria de um organismo verdadeiramente sustentável e ecologicamente correto.

Em síntese: ela irá garantir que as suas atividades sejam viáveis por décadas a fio, graças ao empenho em garantir que sempre terá, à sua disposição, os recursos naturais e humanos necessários. E todos eles em suas plenitudes e capacidades máximas, para que possam contribuir com a construção de um organismo social verdadeiramente completo, feliz e saudável.

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Planos e ações para se tornar uma empresa sustentável

Mas como uma empresa pode tornar-se sustentável?

Como vimos até aqui, o desenvolvimento sustentável nas empresas consiste na adoção de práticas e comportamentos éticos no âmbito empresarial e ambiental. Na prática, tais comportamentos são responsáveis por um crescimento econômico associado a menores impactos ambientais relativos às suas atividades.

Em suma, tais ações deverão resultar em fatos concretos. Elas deverão ser realmente mensuráveis. Isso significa que você deverá ser capaz de apresentar números que realmente comprovem a redução dos impactos ambientais das suas atividades produtivas.

Paralelamente a isso, por meio de estratégias como o Marketing Verde, por exemplo, uma empresa deverá mostrar para o mundo que realmente adota as melhores práticas de sustentabilidade empresarial. Dessa forma, ela também adequa-se a essa nova demanda por empresas sustentáveis; uma marca do séc. XXI, e que tem feito dos consumidores talvez os principais responsáveis por essa mudança de rota por parte das empresas.

Ao final, essas mesmas empresas recebem, em contrapartida, alguns benefícios como: melhora das suas imagens frente ao publico, aumento da sua carteira de clientes, redução de custos, aumento dos lucros, entre outros benefícios resultantes dessa nova visão de mundo.

Na verdade, uma empresa sustentável deverá ultrapassar o âmbito das suas atividades produtivas. Ela agora deverá interagir com projetos externos, dar sugestões para o aperfeiçoamento de leis ambientais e criar os seus próprios mecanismos de transparência.

Aliás, como uma curiosidade, nesse último caso, estamos falando de uma ferramenta não obrigatória. Por isso mesmo, ela define, com ainda maior precisão, essa característica de sustentabilidade que uma empresa passe a adotar frente ao seu público e ao mundo.

Os pilares da sustentabilidade empresarial

Uma empresa do séc. XXI, como dissemos, deve ser capaz de adotar um desenvolvimento sustentável no âmbito da sua produtividade. Logo, para isso, ela poderá, por exemplo, adotar certificações como a B.Corps, Certificação 2030 Today, Certificação ESG, Certificação Bonsucro, Renovabio, entre outras.

Em síntese, todas elas propõem-se a certificar que uma empresa está alinhada com boas práticas ambientais e cuida das comunidades no entorno das suas instalações. E mais: se ela está atenta aos atuais distúrbios climáticos e contribui para a redução da pobreza com as suas atividades produtivas.

Ademais, elas também certificam que as empresas estão de acordo com os atuais pilares da sustentabilidade. A saber:

1. O Pilar Econômico

Nesse caso, a sustentabilidade empresarial diz que uma empresa sustentável é aquela que consegue alinhar o seu crescimento econômico respeitando as condições e as boas práticas socioambientais.

No entanto, diz, também, que essa missão deve vir acompanhada do aumento dos lucros, pagamento de bons salários, estar em dia com os fornecedores, etc.

2. O Pilar Social

Aqui, no caso, estamos falando de tornar-se uma empresa que gera lucros e preza pelo bem-estar das pessoas tornando-as felizes – consumidores, funcionários e sociedade em geral.

Para isso, é necessário comprometer-se com o pagamento de salários em dia, dar condições dignas de trabalho, oferecer treinamentos adequados, dar assistência aos moradores no entorno da empresa, etc.

E nesse último caso, a preferência por contratar moradores da região onde a empresa encontra-se instalada é uma iniciativa típica de uma empresa verdadeiramente sustentável.

3. O Pilar Ambiental

Por fim, o pilar ambiental, que diz que toda empresa que quer ser sustentável deve comprovar a sua capacidade de reduzir a emissão de poluentes e geração de resíduos sólidos provenientes das suas atividades, respeitando e preservando o meio ambiente e os recursos naturais.

Mas não é só isso.

Diz também que essa empresa precisa comprovar que evita o desperdício de materiais, promove as suas reciclagens e reutilizações, além de que utiliza água e energia de maneira verdadeiramente racional e responsável, priorizando a minimização de impactos ambientais.

Quais são os principais benefícios da sustentabilidade empresarial?

Bem, em síntese, os benefícios da sustentabilidade empresarial estão diretamente ligados à sustentabilidade do planeta.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), as atividades produtivas são as que mais consomem recursos hídricos no mundo.

Somente a agropecuária, por exemplo, é responsável por 70% do consumo de água no planeta. Em contrapartida, as atividades industriais ficam com cerca de 22%. Enquanto as atividades domésticas são responsáveis por não mais do que 8% desse consumo.

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Sustentabilidade empresarial

Em vista disso, a adoção de práticas sustentáveis em uma empresa certamente resulta em benefícios sociais e ambientais inegáveis, como por exemplo:

  • Redução da poluição atmosférica, da contaminação de lagos e rios, além da diminuição do volume de lixo em aterros;
  • Uma empresa sustentável contribui para evitar futuros “apagões elétricos”, para a diminuição da derrubada de árvores, preserva a fauna no seu entorno e atua na luta contra o famigerado aquecimento global;
  • Ela também contribui com a inovação e pesquisa, na medida em que se incumbe de encontrar novas soluções para problemas antigos. Especialmente com relação ao aumento da produtividade e redução de custos;
  • O desenvolvimento sustentável numa empresa também contribui, como dissemos, para o aumento dos índices de felicidade entre as pessoas. Com efeito, diversos estudos apontam que trabalhar em uma empresa sustentável traz mais alegria e contentamento, o que, por tabela, acaba estendendo-os para o seio da própria família;
  • Por fim, a sustentabilidade empresarial melhora a imagem dos países frente às organizações estrangeiras. De fato, as nações passam a obter novas oportunidades de negócios, parcerias, acordos multi ou bilateriais, entre outros benefícios da manutenção dessa cultura da sustentabilidade nas atividades produtivas.

7 Dicas para atingir a sustentabilidade empresarial

Atingir essa tão sonhada sustentabilidade empresarial pode ser considerado uma arte! Na verdade, é uma arte que nem toda empresa é capaz de executar a contento.

No entanto, existem algumas dicas que costumam ser bastante eficazes na luta por levar a cabo essa tão desafiadora e exigente missão.

E entre elas, podemos destacar:

1. Estratégia

Estratégia é tudo na vida! E para a sustentabilidade empresarial elas consistem, por exemplo, na elaboração de um documento com a visão, missão e valores da sua organização.

Além disso, uma empresa sustentável deve preocupar-se em analisar as ações das suas concorrentes e dar apoio aos seus colaboradores; sem contar a necessidade de identificar os pontos negativos e positivos das suas próprias atividades.

2. Gestão

Aqui estamos falando de gestão financeira. Ou seja, uma gestão financeira baseada em sustentabilidade, com maior atenção à redução de desperdícios, aquisição de bons parceiros, manutenção de funcionários engajados, entre outras importantes práticas.

3. Gerir com qualidade

Já com relação à gestão de qualidade, estamos falando da necessidade de manter a melhor rede possível para a fabricação, armazenamento e entrega dos seus produtos.

Em síntese, isso envolve, por exemplo, realizar parcerias somente com outras empresas sustentáveis, de modo a estabelecer um elo verdadeiramente inquebrável e duradouro.

4. Encadeamento para produção

Já nesse caso, a dica vai para as micro e pequenas empresas. Sem dúvida, somente por meio da adoção de práticas sustentáveis é que elas terão alguma chance de fazerem parte do encadeamento produtivo de grandes organizações. Isso porque estas, como se sabe, têm no desenvolvimento sustentável uma das suas principais missões e valores.

5. Gestão de recursos humanos

Quando falamos de gestão de recursos humanos estamos falando na necessidade de trazer os seus funcionários para o seu lado.

De fato, somente com a participação destes é que você será capaz de implementar tais práticas sustentáveis. Isso porque são justamente eles que estão na linha de frente de qualquer empresa, independentemente do segmento ou ramo de atividade.

6. Desenvolvimentos social

Uma outra dica para quem deseja implementar a sustentabilidade na sua empresa é aderir a projetos sociais. Ou seja, tornar o seu negócio uma ferramenta de inclusão, preservação ambiental e combate ao trabalho escravo.

Dessa forma, você passa a estar de acordo com as melhores práticas, e ainda, por tabela, melhora a sua imagem e garante o aumento, exponencial, da sua carteira de clientes.

7. Certificações

Por fim, as certificações. É por meio delas que uma empresa sinaliza que está alinhada a tudo o que há de mais moderno em termos de sustentabilidade.

Com isso, ela também melhora a sua imagem, fecha bem mais contratos e evita uma série de transtornos de ordem legal e administrativa.

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