5 dicas para redução de impactos ambientais na Construção Civil

 Você conhece os impactos ambientais na construção civil? Construção Civil é um termo que engloba virtualmente todos os processos existentes nos diversos tipos de obra: desde o projeto inicial, execução, manutenção e o controle dos resíduos gerados no canteiro de obras.

Sabe-se que esta atividade consome certa quantidade de água tratada produzida no mundo, utilizando grande parte dos recursos extraídos, é grande geradora de resíduos sólidos no meio urbano e uma das maiores modificadoras do ambiente natural, portanto, é uma das atividades com grande impacto no meio ambiente.

Para mitigar estes problemas, surge o conceito de construção sustentável, conjunto de medidas que busca tornar as obras mais eficientes e reduzir o impacto ambiental ocasionado pelo setor, utilizando os recursos de forma inteligente e ecologicamente viável.

05 dicas para redução de impactos ambientais na Construção Civil

  1. Licenças Ambientais

Licenciamento Ambiental é um processo administrativo pelo qual o órgão ambiental é responsável por licenciar empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras ou que possam causar degradação ambiental. Durante o licenciamento são emitidas as licenças ambientais, sendo elas:

  • Licença Prévia (LP): Licença obtida durante a concepção do projeto de construção ou ampliação, avalia a viabilidade ambiental de realizá-lo.
  • Licença de Instalação (LI): Licença a ser obtida após o final do projeto inicial e antes do início de sua construção, permite que se dê início ao processo de construção do empreendimento.
  • Licença de Operação (LO): Última etapa do licenciamento ambiental, permite que a atividade seja, de fato, realizada.

Durante o licenciamento, diversos relatórios e documentos serão elaborados, entre eles o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) que analisa os impactos ambientais do empreendimento, através dele é possível começar a planejar alternativas que reduzam os impactos da realização da obra.

2. Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (Elaboração do PGRCC)

A grande quantidade de resíduos gerados na construção civil torna necessário um cuidado especial sobre essa questão nas obras. A gestão deve começar desde o início do projeto e impacta diretamente na escolha dos fornecedores e do tipo dos materiais utilizados, uma vez que determinados materiais e processos geram menos resíduos e/ou resíduos menos danosos ao meio ambiente.

Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC) é a etapa do projeto que mapeia a provável quantidade de resíduos gerados durante a construção, bem como suas fontes geradoras e planeja quais serão os procedimentos tomados para a sua destinação ambientalmente adequada. Devem ser contempladas no plano as fases de caracterização: triagem, acondicionamento, armazenamento, transporte, destinação e tratamento.

Os tipos de resíduos e demais informações podem ser consultados na Resolução CONAMA nº 307/2002, que dispõe sobre diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil.

Um bom plano de gerenciamento de resíduos, em consonância com a escolha racional dos materiais utilizados na construção, pode reduzir de forma significativa os resíduos gerados na obra, desta forma, diminuindo os impactos ambientais ocasionados e reduzindo gastos financeiros.

3. Monitoramento das Condicionantes Ambientais

Durante as etapas do licenciamento ambiental, são definidas as condições para que o empreendimento possa funcionar, estas recebem o nome de condicionantes ambientais.

A empresa responsável pelo empreendimento é obrigada a relatar periodicamente ao órgão ambiental licenciador o cumprimento das condicionantes e estas podem ser modificadas pelo órgão responsável pelo licenciamento.

Desta forma, fica à cargo do responsável pela construção em monitorar e atender às condicionantes ambientais.

4. Gestão Ambiental de Obras

Gestão Ambiental de Obras abrange o planejamento e execução de todas as medidas mitigadoras de possíveis danos ambientais presentes na construção civil.

Construções verdes são vistas por muitos como o futuro do mercado, portanto, é essencial que as empresas do setor tenham um bom plano de gestão ambiental.

5. Tenha um Plano Mensal para serviços de consultoria ambiental

impactos-ambientais-na-construção-civil
Plano Mensal de Serviços de Consultoria Ambiental

A consultoria ambiental pode auxiliar sua empresa em todos os processos para redução de impactos ambientais na construção civil, prestando serviços como:

  • Criação de um plano consistente de gestão ambiental;
  • Auxílio em todas as etapas do licenciamento ambiental;
  • Confecção dos estudos e relatórios ambientais;
  • Investigação ambiental através de estudos em áreas com potencial de gerar contaminação;
  • Due diligence ambiental para o mercado de compra e venda de terrenos e imóveis;
  • Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos;
  • Desenvolvimento de Projetos Sustentáveis;
  • Estruturação do Plano de Marketing Verde;
  • Instalação de sistemas de reuso de água, como telhados verdes;
  • Monitoramento das condicionantes ambientais.

Contratar serviços de consultoria ambiental, além de facilitar grande parte dos processos necessários para concepção da obra, melhora a imagem da empresa responsável pela construção. Os consultores também podem fornecer atualizações sempre que modificações na legislação ocorrerem e apresentar soluções mais econômicas e sustentáveis para as atividades da construção.

Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um especialista ambiental!

E aí, gostou do artigo acima?

Que tal deixar um comentário abaixo?

Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos!

Fique de olho em mais novidades e até a próxima!

Fonte: Horizonte Ambiental

#construçãocivil, #meioambiente, #ambiental, #consultoriaambiental, #laudoambiental, #horizonteambiental, #campinassp

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MANIFESTO AMBIENTAL MUNICIPAL

Licenciamento de empresas: Por que regularizar?

Empresa de assessoria ambiental em Campinas