Riscos de contaminação do solo: Por que minha empresa deve se preocupar?

Os impactos podem ser irreparáveis tanto para a empresa, meio ambiente e para toda a sociedade. Não se preocupar com isso significa colocar em risco todo o bom andamento de um projeto e a reputação que sua empresa demorou anos para ser construída.

Para te ajudar a entender mais sobre os riscos de contaminação do solo, fizemos este post para que você consiga esclarecer tudo sobre contaminação do solo e se precaver caso ainda não tenha feito isso.

Mas antes de irmos a fundo sobre o assunto, vamos entender mais sobre a parte mais importante deste artigo: o solo.

O que é o solo?

O solo é um recurso essencial para a vida do ser humano no planeta. Composto de matéria orgânica e inorgânica, nessa camada da crosta terrestre são desenvolvidas inúmeras atividades que vão desde a construção de habitações e rodovias, até a agricultura.

Sem sombra de dúvidas, dependemos da qualidade do solo para a nossa existência.

Algumas atividades produtivas acabam gerando contaminação no solo, devido ao despejo de resíduos, combustíveis e produtos químicos que agem nocivamente sobre a camada visível e subterrânea.

Evitar essa contaminação é uma ação importante se pensarmos de forma sustentável, garantindo para as futuras gerações a possibilidade do uso do solo da mesma forma como o utilizamos atualmente.

Especialistas destacam três fontes que são bem nocivas de degradação do solo: os agentes químicos, resíduos urbanos e resíduos industriais. A ação contínua dessas fontes, pode provocar no médio/longo prazo a impossibilidade do uso daquele terreno para várias atividades.

Solo nada mais é do que um substrato onde a matéria orgânica existe, e dá sustento para a vida humana, vegetal e animal, sendo basicamente formado por matéria inorgânica (rochas) e orgânica no caso da decomposição de animais e plantas.

É passiva de escavação e serve de base para diversas construções civis. Também é a camada que interfere diretamente na ciclagem bioquímica dos minerais e nutrientes associados à alimentação dos seres vivos.

O que acontece é que com a contaminação do solo, o ecossistema fica comprometido colocando em risco a sobrevivência dos seres vivos do planeta. Em suma, a contaminação no solo pode comprometer inúmeras atividades como: a produção de alimentos, a estrutura para edificações, dentre outras atividades que podem gerar um nível grave de calamidade.

A importância do uso do solo

contaminação-do-solo
Estudos e análises para contaminação do solo

Manter a qualidade do solo para seu uso de forma racional é tarefa de todos. Se pensarmos que a produção de alimentos, seja de origem vegetal ou animal, depende do manejo adequado e sustentável no uso do solo, percebemos que a importância do solo é fundamental para a existência do ser humano.

A presença de macro e micronutrientes nas camadas que compõem o solo é o que determina a potencialidade do seu uso sendo assim, é de suma importância detectar o percentual desses agentes pois, algumas culturas agrícolas por exemplo, depende da presença desses nutrientes.

É comum detectar a falta de algum nutriente essencial e, nesses casos, processos como adubação e enriquecimento do solo são necessários.

A melhor forma de garantir que o solo esteja com um nível de qualidade aceitável é a realização de estudos e análises ambientais, que visam atestar os parâmetros físico-químicos baseados na legislação e normas técnicas.

Afinal, o que significa contaminação do solo?

gerenciamento-de-áreas-contaminadas
A contaminação do solo e o Gerenciamento de Áreas Contaminadas

Contaminação do solo ou puramente poluição do solo acontece pela presença de produtos xenobióticos, ou seja, estranhos ao organismo, consequência de uma atividade industrial.

Os químicos mais comuns na contaminação do solo são:

  • Hidrocarbonetos de petróleo;
  • Hidrocarbonetos policíclicos aromáticos;
  • Solventes;
  • Pesticidas;
  • Chumbo.

Além de alguns outros metais pesados, como o mercúrio, por exemplo.

Tudo isso pode trazer consequências irreversíveis para uma cidade inteira ou até outros municípios se a contaminação acontecer pela água.

Como o solo é contaminado?

As consequências da poluição do solo são diversas e podem ser altamente perigosas.

Além de causar danos que podem ser permanentes, a contaminação pode acelerar o surgimento de doenças, algumas delas que levam à morte.

Os impactos mais comuns no solo pela contaminação são:

  • Redução da fertilidade do solo;
  • Erosão;
  • Desequilíbrio do ecossistema;
  • Redução e desaparecimento da vegetação nativa;
  • Aumento da salinidade;
  • Liberação de gases poluentes;
  • Contaminação dos alimentos que a terra produz;
  • Desertificação.

Além de todos estes ainda podemos encontrar problemas de saúde pública, como as mais comuns que acontece em caso de contaminação do solo devido ao potencial de toxicidade e exposição a agentes contaminantes.

O que diz o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente)?

Para determinar a necessidade da realização de análises ambientais em solos é preciso conhecer o objetivo e a atividade a ser realizada bem como características edáficas do solo no terreno em questão.

Mensurar parâmetros físico-químicos do solo, qualidade e fertilidade para plantio e até mesmo verificar a possibilidade de construção de edificações e outras obras, são exemplos de atividade que podem demandar uma análise de solo.

A coleta de amostras do solo são realizadas em pontos pré-determinados, definidos de acordo com a Avaliação Preliminar do histórico das atividades realizadas em cada porção do terreno.

Os laudos e resultados devem ser apresentados pelo laboratório contratado de forma analítica contendo: o cronograma das coletas, o responsável técnico pela coleta e ensaio laboratorial e o comparativo da quantificação dos parâmetros físico-químicos amostrados em relação aos valores normatizados.

O que fazer para evitar os riscos de contaminação do solo?

Ações devem ser tomadas o quanto antes, principalmente se um projeto que pode oferecer riscos já está em andamento.

Mas para saber se ele oferece riscos ou não é fundamental contratar uma empresa de consultoria ambiental para que uma equipe multidisciplinar vá até o local para avaliar os riscos e assim elaborar os estudos ambientais necessários.

Portanto, são necessárias ações práticas no controle do descarte irregular de resíduos, armazenamento de produtos químicos, fiscalização permanente e cumprimento das leis ambientais.

Normalmente, as soluções aplicadas estão ligadas diretamente ao:

  • Descarte de resíduos em local adequado;
  • Redução o uso de produtos químicos que poluem o solo;
  • Armazenamento adequado de produtos químicos e combustíveis;
  • Monitoramento ambiental;
  • Contratação de uma empresa que faça a remediação do solo contaminado.

A única forma de evitar os riscos é avaliá-los de forma coerente por empresas especializadas no assunto. A contratação de uma empresa de consultoria ambiental é o primeiro passo antes de iniciar um projeto que possa oferecer riscos.

A Horizonte Ambiental é especializada em estudos para identificação de passivos ambientais e possui profissionais técnicos qualificados para auxiliar a sua empresa.

Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um consultor ambiental.

E aí, gostou do artigo acima?

Que tal deixar um comentário abaixo?

Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!

Fique de olho em mais novidades e até a próxima!

Colaboração do Texto: Engº Henrique Carvalho



 #contaminaçãodosolo #contaminantes #contaminaçãodesolo #solocontaminado #análisesambientais #monitoramentoambiental #gerenciamentodeáreascontaminadas #áreascontaminadas #consultoriaambiental #avaliaçãopreliminar #investigaçãoconfirmatória #planodedesativação #laudoambiental #desativaçãoindustrial #indústria #industrial #horizonteambiental

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MANIFESTO AMBIENTAL MUNICIPAL

Licenciamento de empresas: Por que regularizar?

Empresa de assessoria ambiental em Campinas