Gerenciamento Ambiental de Obras e Empreendimentos

Para realizar uma obra ou empreendimento existem algumas questões que precisam de cuidado especial, dentre elas o gerenciamento ambiental, evitando assim possíveis danos ambientais e transtornos futuros que podem ainda demandar um alto valor gasto com reparos ou mesmo com multas.

gerenciamento ambiental de obras e empreendimentos corresponde a ação de acompanhar de perto, evidenciando o que pode ou não ocorrer, quais ações devem ser tomadas, dentre outras questões importantes referentes ao rumo que a obra irá levar.

No caso de uma obra ou empreendimento, dar atenção para o gerenciamento ambiental é ter um profissional competente nessa área, sendo de extrema importância para o bom andamento da sua obra ou empreendimento.

Saiba mais sobre a Gestão Ambiental de Obras e Empreendimentos

Quando uma grande obra está sendo realizada, como por exemplo uma rodovia, aeroporto, porto ou um aterro sanitário, não basta estar atento apenas as questões práticas da construção enquanto estrutura, mas existem uma série de fatores ambientais que precisam ser analisados, sendo esse o papel de quem realiza o trabalho de gerenciamento ambiental.

Ou seja, um gestor ambiental é aquele profissional que fica responsável por proporcionar o bom desenvolvimento da sua obra, atento as demandas ambientais e sendo responsável por não permitir que a obra vá além das questões permitidas por lei na esfera ambiental.

Assim, um bom gerenciamento ambiental permite que você tenha controle sobre os impactos da sua obra no meio ambiente, podendo ainda desenvolver estratégias para diminuir esses impactos, deixando a sua obra ou empreendimento dentro dos padrões estabelecidos pelas leis ambientais.

Gerenciamento Ambiental: Meio Físico, Meio Biótico e Meio Socioeconômico

Para uma correta gestão ambiental de obras é necessário o empenho de serviços envolvendo gestão ambiental, comunicação social e relacionamento interinstitucional durante as etapas de implantação visando o atendimento das condicionantes ambientais para os Meios Físico, Biótico e Socioeconômico.

Abaixo, vamos falar com maiores detalhes sobre os impactos em cada um desses meios e ações e medidas necessárias.

Meio Físico

1. Controle de Processos de Erosão/Assoreamento

O controle dos processos de erosão / assoreamento envolvem soluções para a drenagem provisória das obras de implantação.

Tem o objetivo de controlar e evitar o carreamento de materiais para o sistema de drenagem local existente, bem como o transporte de sedimentos para cursos d’água.

Um dos impactos negativos previstos são o aporte de sedimentos em períodos chuvosos, sendo necessário a implantação de dispositivos de retenção de sedimentos (caixas ou bacias de contenção, leiras de solo, dissipadores de energia, etc).

2. Controle dos Movimentos de Massa

Em atividades envolvendo obras de implantação com compactação de solo, se faz necessário um controle e acompanhamento com a apresentação do “as built” da reconformação final do terreno.

3. Controle de Monitoramento Geotécnico

Monitorar a implantação do Plano Detalhado de Monitoramento Geotécnico, contendo os dados pertinentes e instrumentação utilizada sobre a eficácia deste monitoramento.

4. Controle de Partículas Sólidas e Gases na Atmosfera

Acompanhamento e verificação das condições das vias públicas no entorno da obra, aplicação de medidas corretivas conforme a necessidade, podendo envolver umectação e lavagem das vias, com intervalos regulares, evitando o desprendimento de partículas em suspensão. Bem como, umectação da área de movimentação de solo na gleba de implantação da obra.

5. Monitoramento e Controle de Ruídos

Verificação junto as empresas terceirizadas, fornecedores, frotas de caminhões, equipamentos e veículos envolvidos na obra que trafeguem com dispositivos de exaustão (silenciadores e escapamento) em boas condições e com a calibragem atualizada.

6. Controle da Manutenção Mecânica de Equipamentos

Assegurar que os equipamentos móveis utilizados durante a implantação da obra sejam inspecionados periodicamente, como medida de prevenção vazamento de óleos, combustíveis e ou produtos químicos.

Garantir que a manutenção de troca de óleo, lavagem dos veículos e máquinas utilizadas nas obras de implantação do projeto sejam realizadas em locais apropriados, fora dos limites da gleba, evitando possíveis contaminações do solo e da água subterrânea do local.

7. Programa de Gerenciamento de Resíduos

Implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos na obra envolvendo ações de segregação, coleta, acondicionamento, armazenamento, transporte e destinação final ambientalmente adequada.

Meio Biótico

1. Supressão da Vegetação

Manejo da vegetação em específico o corte de ávores isoladas e preservação da vegetação existente na gleba.

2. Reposição Florestal Compensatória

Ações necessárias para a efetiva implantação da compensação ambiental prevista no TCA – Termo de Compromisso Ambiental ou TCRA – Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental.

Execução e coordenação de plantio de mudas nativas, manutenções de plantio, roçagem, coroamento, tutoramento, adubação, controle de formigas cortadeiras e relatórios de monitoramento de TCRA.

3. Controle da Fauna Sinantrópica

Implantação do Programa de Fauna, visando identificar possíveis focos de fauna sinantrópica e o potencial de dispersão com as atividades de implantação das obras, se necessário contatos com órgãos de vigilância em saúde, com o objetivo de proteção dos funcionários da obra e de moradores do entorno da gleba.

Plantio-compensatório-e-manutenção-de-especies-nativas
Plantio compensatório e manutenção de espécies nativas

Meio Socioeconômico

1. Plano de Comunicação Social

Esse plano promove a efetiva comunicação socioambiental, sempre que necessário, com todos os colaboradores e com a comunidade próxima a obra.

Objetivos do Plano de Comunicação Social:

  • Informar e sensibilizar para que todas as atividades sejam realizadas em conformidade com as melhores práticas de proteção ambiental, segurança operacional e respeito à comunidade no entorno.
  • Aumentar o desempenho ambiental em conformidade à implantação das obras e suas condicionantes ambientais, bem como atender reclamações da população direta e indiretamente afetadas pelo empreendimento;
  • Todos os colaboradores envolvidos na fase de realização das obras deverão receber treinamentos gerais de educação ambiental durante a execução das atividades construtivas. 

Para a população do entorno imediato, sempre que necessário, serão produzidos cartazes com canal de atendimento (telefone, e-mail) a serem afixados em comércios locais, além de folhetos de divulgação a serem distribuídos aos moradores e população interessada contendo, local, horário e a finalidade da obra.

Também podemos citar que para um bom desempenho e sucesso das atividades de gerenciamento ambiental é fundamental que haja um excelente relacionamento com os órgãos que tem relação direta de fiscalização e controle das atividades da obra.

Este relacionamento consiste no envio de relatórios de monitoramento ambiental periódicos e comunicação prévia de qualquer acidente.

Empreendimentos que não se atentarem para um bom gerenciamento ambiental podem sofrer com diversas questões.

Por isso, investir em uma boa gestão ambiental de obras fará toda a diferença para quem se preocupa em construir com segurança e respeito ao meio ambiente, prevenindo ainda de possíveis implicações futuras.

A Horizonte Ambiental é uma consultoria ambiental formada por profissionais técnicos qualificados para gerenciamento ambiental de obras e empreendimentos.

Precisa de ajuda?  Entre em contato através do telefone (19) 3604-3682 ou envie uma mensagem via WhatsApp através do número (19) 99961-2934 e tire todas as suas dúvidas com um consultor ambiental.

E aí, gostou do artigo acima?

Que tal deixar um comentário abaixo?

Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!

Fique de olho em mais novidades e até a próxima!



 #gestãoambiental #gerenciamentoambiental #meioambiente #ambiental #consultoriaambiental #obras #construtora #incorporadora #loteadora #imobiliária #galpão #horizonteambiental

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MANIFESTO AMBIENTAL MUNICIPAL

Licenciamento de empresas: Por que regularizar?

Empresa de assessoria ambiental em Campinas