A importância do reflorestamento em propriedades rurais

A questão do reflorestamento em propriedades rurais vem sendo muito discutida, e sua importância tem sido comprovada através de resultados significativos alcançados em áreas rurais que já aderiram a essa prática.

A ação de reflorestar significa plantar árvores em áreas que até então estavam desocupadas, seja porque foram desmatadas ou como uma forma de dar início a uma nova vegetação.

O reflorestamento em propriedades rurais têm sido pensado também para as pequenas propriedades rurais, as quais não tenham uma fonte de renda tão bem estabelecida, sendo uma ação que pode gerar inúmeros benefícios.

Benefícios do reflorestamento ambiental em propriedades rurais

O proprietário rural que tem optado pelo reflorestamento em suas terras têm adquirido diversos benefícios, os quais vamos apresentar de forma mais detalhada a seguir.

  • Fonte alternativa de matéria-prima

O reflorestamento de espécies exóticas serve ainda como uma fonte alternativa para quem precisa desta matéria-prima. Geralmente costumam ser plantadas principalmente espécies lenhosas de árvores. A madeira é uma das principais matérias primas utilizadas atualmente.

  • Recuperação de áreas degradadas

O reflorestamento ambiental permite que ambientes degradados sejam recuperados através do plantio de mudas nativas.

  • Impacto menor no solo e manutenção dos cursos d’água

O reflorestamento controla a erosão do solo e previne deslizamentos de terra. Impede que materiais sejam carreados para rios e lagos, evitando assim assoreamentos dos cursos d’água.

  • Biodiversidade

O reflorestamento possibilita o ganho da biodiversidade de uma determinada área, fornecendo abrigo e alimentos para diversas espécies de animais e portanto favorecendo suas relações com este ambiente.

  • Retenção de CO2

O reflorestamento em propriedades rurais contribui para neutralização de CO2 que é um gás nocivo e emitido pelas atividades humanas. As árvores realizam fotossíntese que armazenam CO2 em seus troncos, galhos e raizes, e portanto ajudam no sequestro de carbono. Mas para que isso ocorra você deve ter um projeto de neutralização de carbono.

Se você é um proprietário rural e ficou interessado pelo reflorestamento ambiental, saiba mais sobre esse assunto e analise se essa é uma opção para você.

Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um consultor ambiental.

E aí, gostou do artigo acima?

Que tal deixar um comentário abaixo?

Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!

Fique de olho em mais novidades e até a próxima!


Fonte: Horizonte Ambiental


/#meioambiente #ambiental #ambientais #consultoriaambiental #reflorestamento #plantio #mudasnativas #viveiros #compensaçãoambiental #tcracetesb #termodecompromisso #licenciamentoambiental #horizonteambiental

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MANIFESTO AMBIENTAL MUNICIPAL

Licenciamento de empresas: Por que regularizar?

Empresa de assessoria ambiental em Campinas