O QUE É SAÚDE AMBIENTAL?

Devido ao fato de dependermos dos recursos naturais para a manutenção da nossa própria espécie, relacionamo-nos de forma direta com o meio ambiente e as suas condições.
Assim sendo, é fundamental que haja o desenvolvimento de uma saúde ambiental decente para que possamos amplificar o nosso bem-estar. Contudo, apesar desse conceito ser de grande importância, muitos indivíduos não assimilam a sua substancialidade e, por conta disto, não acatam medidas que possam desenvolvê-la.
Mirando o esclarecimento disso e a indução ao desenvolvimento da saúde ambiental, serão detalhadas, a seguir, as principais características referentes a essa concepção.
Aspectos da saúde ambiental
  1. O que é?
saúde ambiental, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), é caracterizada por abordar os modos como os elementos do meio ambiente (físico, químico e biológico) influenciarão na qualidade de vida e na saúde humana.
“Saúde Ambiental é o campo de atuação da saúde pública que se ocupa das formas de vida, das substâncias e das condições em torno do ser humano, que podem exercer alguma influência sobre a sua saúde e o seu bem-estar”
  1. Qual a sua importância?
Além de tornar claro quais são as melhores medidas que devam ser tomadas para as relações entre os seres humanos e o meio ambiente, a saúde ambiental se preocupa em exercer e impulsionar ações que moderem e controlem os aspectos que possam vir a desregular ou a agravar esses vínculos.
Essas ações são necessárias devidos as constantes agressões que o meio ambiente vem sofrendo em nível global. A dregadação em escala de progressão, a contaminação de solo e água, a emissão de poluentes atmosféricos e geração de resíduos são exemplos constantes de impactos ambientais que o homem exerce no meio ambiente.
  1. Problemas na saúde ambiental:
Os problemas na saúde ambiental de determinada região normalmente estão diretamente associados ao desenvolvimento social, econômico e cultural desse local.
Por exemplo: quando um Estado não possui capital necessário para propiciar à população condições primordiais, como o saneamento básico, a disseminação de doenças é extremamente facilitada, o que resulta em uma saúde ambiental local precária.
Contudo, os transtornos na saúde ambiental de certa área podem também provir de atributos mais gerais, tais como a poluição do ar e o aumento da temperatura global.
Como a saúde ambiental pode ser desenvolvida?
Para o progresso da saúde ambiental de um local, surge a necessidade de unir medidas que devam ser aplicadas pelo governo, tais como o ato de propiciar água potável e saneamento básico aos cidadãos, a ações adotadas pela própria sociedade, tais como o descarte adequado de resíduos.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale já com um especialista ambiental!
E aí, gostou do artigo acima?
Que tal deixar um comentário abaixo?
Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos!
Fique de olho em mais novidades e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MANIFESTO AMBIENTAL MUNICIPAL

Licenciamento de empresas: Por que regularizar?

Empresa de assessoria ambiental em Campinas