O QUE É REFLORESTAMENTO?
Áreas extensas de ecossistemas florestais nativos foram limpas e convertidas para outros usos da terra, como agricultura, plantação, silvicultura e cidades, uma tendência que continuará com o aumento das populações. Estima-se que a área florestal tenha diminuído em um terço nos últimos três séculos na China, Oriente Médio, África, leste dos Estados Unidos da América e sudeste da Ásia.
O desmatamento tem impactos substanciais e impactos negativos generalizados no clima, hidrologia, solos e biodiversidade, com consequentes impactos nas sociedades e economias. Uma proporção considerável das florestas nativas remanescentes foram severamente degradadas para produzir recursos primários. Em seu atual estado restrito e degradado, as florestas nativas remanescentes enfrentam o potencial rápido e extremo estresse hídrico (enchentes e secas) e aumento da variabilidade climática.
Quais as causas para o desmatamento?
O desmatamento foi atribuído a fatores sociodemográficos, como crescimento populacional e economia política da estrutura de classes, e atividades específicas de exploração, como exploração comercial, agricultura florestal, coleta de lenha e remoção de pastos para a produção de gado.
Afirma-se frequentemente que o desmatamento proveniente de operações de exploração madeireira, particularmente em áreas de floresta úmida tropical, ocorre em uma sequência de duas etapas:
Primeiro, os madeireiros constroem estradas em florestas primárias ou antigas e removem árvores selecionadas. Em muitos lugares do mundo, foi observado que a operação de extração de madeira destrói 45-74% das árvores residuais. Os danos decorrentes dessa prática, no entanto, ocorrem depois que os madeireiros saem. Em seguida, é provável que os agricultores florestais sigam as estradas madeireiras em busca de novas áreas para cultivo. O famoso desmatamento em espinha de peixe em Rondônia é um exemplo clássico. Assim, uma parte substancial do desmatamento mundial pode ser explicada pela interação madeireiro/agricultor.
As causas diretas mais importantes do desmatamento incluem a exploração madeireira, a conversão de terras florestais para agricultura e pecuária, urbanização, mineração e exploração de petróleo, chuva ácida e fogo. Em outros países, práticas claras de exploração madeireira têm sido a principal razão para a perda de florestas.
No início dos anos 90, o Canadá e a Malásia eram exemplos famosos de países em que as empresas madeireiras derrubavam implacavelmente quilômetros e quilômetros de preciosas florestas primárias. Países como a Irlanda e a Escócia costumavam ser quase totalmente florestados, mas eram quase completamente derrubados sob o domínio britânico para fornecer madeira para os construtores navais ingleses. Aqui também, a respectiva histórica não deve ser negligenciada.
O que é reflorestamento?
Reflorestamento é o restabelecimento de formações florestais após uma condição temporária com menos de 10% de cobertura de dossel devido a perturbações naturais ou induzidas pelo homem. A definição de floresta afirma claramente que as florestas em regeneração são consideradas florestas, mesmo que a cobertura do dossel esteja temporariamente abaixo de 10%.
Muitos regimes de manejo florestal incluem desmatamento seguido de regeneração e vários processos naturais, principalmente incêndios florestais e colheita inesperada, podem levar a uma situação temporária com menos de 10% de cobertura natural. Nesses casos, a área é considerada como floresta, desde que o restabelecimento (ou seja, reflorestamento) acima de 10% da cobertura do dossel ocorra em um futuro relativamente próximo.
O reflorestamento não é o mesmo que o florestamento, embora ambos sejam direcionados à propagação da vegetação arbustiva. O florestamento é o esforço para arborizar uma área que originalmente não tinha cobertura de árvores. É o esforço para criar uma nova floresta em uma área anteriormente não cultivada ou em uma parte da terra que não estava coberta por floresta com objetivo de exploração econômica. O reflorestamento, por outro lado, é repovoando uma área que perdeu sua população de árvores com objetivo de ganho ambiental.
O reflorestamento é um processo científico, porque não é apenas o plantio de árvores. O sistema requer conhecimento adequado do clima, da forma do solo, do tipo de solo da área. Portanto, para restabelecer uma comunidade florestal, é importante selecionar as árvores ou espécies de plantas que prosperarão na área.
Vantagens do reflorestamento
São inúmeros os benefícios decorrentes da recomposição da vegetação natural. Aqui vão algumas:
- Captura de dióxido de carbono: As atividades de reflorestamento promovem a depleção gradual de CO2 da atmosfera através da absorção durante a fotossíntese. Isso, por sua vez, reduz sua concentração na atmosfera. O processo de fotossíntese libera oxigênio e, portanto, ajuda a manter o equilíbrio de CO2/O2. Menos dióxido de carbono significa menos poluição e menor mudança climática;
- Prevenção da erosão do solo: Outro risco ambiental suavizado pelo plantio de árvores é a erosão. As árvores evitam ou reduzem a erosão do solo e a contaminação da água. As raízes das árvores servem como redes naturais que se espalham extensivamente pelo solo para manter o solo no lugar. Como o escoamento do solo é impedido, os nutrientes essenciais são retidos e o solo permanece fértil. As árvores adicionam estrume ao solo pelas folhas que caem e pelos galhos secos;
- Manutenção do ciclo da água: As florestas mantêm o ciclo da água da área absorvendo a umidade através das folhas e raízes. Eles são um sistema natural de armazenamento de água da chuva e retarda a aridez da atmosfera. As árvores impedem que os lagos de água doce percam a umidade e sequem;
- Transpiração: As árvores liberam parte da água que absorvem como vapor de água de suas folhas. Este é o processo de transpiração; isso ajuda a restaurar a umidade da atmosfera e ajuda a manter a temperatura no ambiente local;
- Combate às mudanças climáticas: As plantas ajudam a reduzir a quantidade de dióxido de carbono no ar e diminuem significativamente a presença de gases tóxicos como o metano. Portanto, somente através do reflorestamento planejado os efeitos do desmatamento podem ser verificados e o aquecimento global pode ser reduzido. As florestas são sumidouros efetivos naturais de carbono. O carbono produzido pela queima de combustíveis fósseis é absorvido pelas florestas;
- Restauração de habitats: O desmatamento e a urbanização têm sido uma ameaça constante à flora e fauna de qualquer área. Perdemos inúmeras plantas valiosas e muitos animais estão enfrentando ameaças de quase extinção. O reflorestamento não apenas verifica a poluição ambiental, mas ajuda a preservar a vida selvagem. Além dos benefícios climáticos, o reflorestamento tem o potencial de preservar espécies ameaçadas de extinção. Uma floresta em recuperação serve de habitat a diversas de espécies de plantas e animais em ameaça.
- Fortalece a economia: As florestas sempre foram uma grande fonte de economia. A fábrica de papel depende da polpa de madeira fornecida pelas árvores. A madeira pesada era a principal ocupação do povo na região de coníferas. Quando uma floresta é adequadamente gerenciada e mudas são plantadas regularmente, as florestas são uma fonte sustentável de madeira, sementes e frutas. As florestas restauradas fornecem emprego às pessoas locais que recolhem produtos florestais e os transformam em artesanato.
O reflorestamento também pode ajudar os humanos a lidar com os problemas da fome no mundo e a lidar com o uso e a disponibilidade da água. A restauração de florestas tem muitos benefícios nos níveis químico, social e biológico de um ecossistema inteiro.
O reflorestamento também pode ajudar a fornecer empregos para aqueles que não possuem habilidades para serem empregadas em outras indústrias. Portanto, beneficia não apenas o meio ambiente, mas também a economia.
Gostou do conteúdo, em nosso blog temos muitos outros temas que são de seu interesse.
Assine nossa newsletter no rodapé do nosso site e fique por dentro das principais notícias e informações da área ambiental.
Não se esqueça de compartilhar com seus amigos para que esse material também possa ajudar ele a saber tudo sobre reflorestamento.
Fonte: Horizonte Ambiental
#reflorestamento #reflorestamentoambiental #tcracetesb
#cetesb #termodecompromissoambiental #recuperacaoambiental
#termodecompromissoderecuperacaoambiental #ambiental #ambientais
#compensacaoambiental #plantiocompensatorio #mudasnativas
#plantiodemudasnativas #consultoriaambiental #manutencaodeplantio #viveiros
If you're looking to lose weight then you absolutely have to get on this totally brand new custom keto meal plan diet.
ResponderExcluirTo create this service, certified nutritionists, fitness trainers, and chefs united to develop keto meal plans that are powerful, painless, economically-efficient, and delightful.
Since their launch in January 2019, hundreds of individuals have already transformed their figure and health with the benefits a great keto meal plan diet can provide.
Speaking of benefits: in this link, you'll discover 8 scientifically-certified ones provided by the keto meal plan diet.