Sistemas Agroflorestais


Os Sistemas Agroflorestais são formas de uso ou manejo de culturas agrícolas com espécies arbóreas que podem ser utilizadas para a restauração de florestas e recuperação de áreas que estão degradadas.

Através de tecnologias específicas é possível minimizar possíveis danos, limitações de terreno e otimiza a produção da atividade agrícola. Por isso, o uso de árvores é fundamental para a recuperação das funções ecológicas.

Os métodos utilizados pelos sistemas agroflorestais são fundamentais para reestabelecimento de boa parte das relações entre as plantas e os animais, portanto, detalharemos mais sobre o referido assunto.


Sistemas Agroflorestais para o uso sustentável do solo

O sistema agrícola convencional prejudica drasticamente a regeneração natural e o plantio. Além de reduzir a diversidade da forma de superação ecológico do uso da terra.

Visto que muitas vezes para realizar o plantio de algumas culturas, existe um desmatamento com o intuito de aumentar a produtividade em curto prazo. Além de outros danos causados por utilização de venenos para controle de pragas.

No entanto, os SAF’s se diferenciam por utilizarem componente arbóreo ou lenhoso, cuja presença influencia fundamentalmente a estrutura e a função do sistema.


Classificação dos sistemas Agroflorestais

Os sistemas agroflorestais são classificados conforme seus aspectos funcionais e estruturais:

  • Agrossilviculturais – Combinação de espécies arbóreas, arbustivas ou palmeiras com espécies agrícolas.
  • Silvipastoris – Quando espécies árboreas, arbustivas ou palmeiras são combinadas com espécies forrageiras e animais.
  • Agrossilvipastoris –  A atividade pecuária é desenvolvida em sistemas agrossilvicuturais.
Há também quem classifique conforme a relação de desenho e espaço, podendo ser sequenciais, simultâneas e complementares.

Nas sequenciais, as culturas anuais e a introdução de árvores se sucedem no tempo, como na agricultura migratória.

Nas simultâneas, há integração simultânea e contínua de culturas anuais e perenes.
Nas complementares, quando se utiliza árvores como cercas vivas ou em cortinas de quebra-vento.


Produtos e serviços ofertados pelos SAF’s

Entre os produtos e serviços ofertados estão:

  • Crescimento da produção agropecuária em sistemas silvipastoris, visto que há melhoria das condições nutricionais dos pastos e um melhor conforto térmico por sombreamento para os animais;
  • Sugestão de modelos de produção que associados às práticas de agricultura orgânica;
  • Aumento da segurança alimentar de pequenos produtores;
  • Melhor regulação do regime hídrico que possibilita um reestabelecimento dos fluxos dos serviços ambientais;
  • Crescimento na geração de renda para o agricultor devido à diversificação de produtos e pela diminuição dos custos de produção.

A diversidade vegetal nos SAF’s e a sua importância

A importância não há como ser respondida de forma única, porém estabelecendo critérios específicos ou objetivos a serem atingidos, esta pode encontrar muitos argumentos que a fortalecem.

Podemos mencionar como objetivos a serem atingidos: a questão da produtividade das culturas, restauração de serviços ambientais e a resistência a pragas e doenças.

A ideia principal é utilizar a natureza a favor da natureza, evitando que possíveis intervenções possam prejudicar o meio ambiente. Sendo assim, compreender quais as formas corretas de se utilizar é o ideal.

Visto que utilizar determinadas espécies para beneficiar o cultivo de outra é uma forma sustentável e inteligente de incentivar o agricultor ao uso desse sistema.

Por assim dizer, quando colocamos determinadas espécies que podem beneficiar o solo, ou mesmo, possam diversificar o plantio de outras culturas, melhorando assim a forma de ganho de um determinado agricultor.

Tendo em vista que muitos agricultores focam em apenas uma cultura e se beneficiam apenas desta, o que pode ocasionar, em caso de perdas, um grande prejuízo para este.

No entanto, diversificando as culturas, além de o agricultor poder utilizar diversas épocas para o plantio e o seu cultivo, não ficando aguardando apenas por uma colheita, irá beneficiar o próprio solo, tornando-o mais fértil.

Desta forma, que compreendemos que os Sistemas Agroflorestais podem beneficiar de diversas formas não só os grandes agricultores, mas os pequenos também.

Para maiores informações clique aqui!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MANIFESTO AMBIENTAL MUNICIPAL

Licenciamento de empresas: Por que regularizar?

Empresa de assessoria ambiental em Campinas