O que é marketing verde?


Essa modalidade de marketing é uma estratégia voltada para impactar ações providas no meio ambiente, embasado na sustentabilidade e em seus pilares. O marketing verde é principalmente pautado nos conjuntos de relação da poluição, equilíbrio ecológico, esgotamento de recursos naturais e ainda colocar produtos sustentáveis no mercado.

Vale ressaltar que tudo que é relacionado a marketing tem como objetivo promover a estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias.

Tudo isso no marketing verde é esperado que diminua o impacto gerado negativamente no meio ambiente e que se amplifiquem em ações positivas.


Veja agora O que é marketing verde

Para entendermos de uma vez por toda, vamos usar de exemplo.

Exemplo: Empresas que apresentam programas que implementam atitudes ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente aceito, são ações como os “3 r – reciclar, reusar e reduzir” ou ainda são atitudes tomadas pela empresa para melhorar todo o planeta.

Assim, todo o projeto que tem como princípio ou ainda que seja embasado no meio ambiente e tenha fundamentos de promover a empresa é o marketing verde.

Essa consciência ao apoio ao meio ambiente vem ganhando a cada dia mais adeptos, e com isso as empresas estão cada vez mais investindo em marketing verde para ter uma boa imagem diante de seus consumidores, lembrando que antigamente a responsabilidade ambiental tinha poucos adeptos e ainda não se acreditavam nos danos ao meio ambiente.

Por isso que hoje com a conscientização ambiental mais incorporada na sociedade, as empresas acabam se utilizando da modalidade de marketing verde, que está se tornando corriqueira e ainda privilegiada por quem as usa.

É comum que quando se adota o marketing verde as empresas façam todo um pronunciamento se vangloriando pela atitude, porém isso estimula que outros concorrentes façam o mesmo, despertando o desejo de compra aos grupos mais sustentáveis.

No entanto, vale ressaltar que quando é usado o marketing verde deve seguir seus princípios e suas divulgações para que não haja a famosa greenwashing. Para inserir na sua empresa deve apenas englobar aos pilares da sustentabilidade, sempre pautando no bem social, econômico, cultural e do meio-ambiente.

No Brasil há muitos casos de greenwashing de empresas vendendo uma falsa imagem à sociedade e aos seus consumidores. Muitas empresas divulgam ações de impacto, como por exemplo plantio de tantas mil árvores de espécies nativas, mas no final, se quer foi plantado uma semente.


Para maiores informações acesse este link e fique por dentro de mais novidades!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MANIFESTO AMBIENTAL MUNICIPAL

Licenciamento de empresas: Por que regularizar?

Empresa de assessoria ambiental em Campinas