O que é marketing verde?
Essa modalidade de
marketing é uma estratégia voltada para impactar ações providas no meio
ambiente, embasado na sustentabilidade e em seus pilares. O marketing verde é principalmente
pautado nos conjuntos de relação da poluição, equilíbrio ecológico, esgotamento
de recursos naturais e ainda colocar produtos sustentáveis no mercado.
Vale ressaltar que
tudo que é relacionado a marketing tem como objetivo promover a estratégia
empresarial de otimização de lucros por meio da
adequação da produção e oferta de mercadorias.
Tudo isso no marketing
verde é esperado que diminua o impacto gerado negativamente no meio ambiente e
que se amplifiquem em ações positivas.
Veja agora O que é marketing
verde
Para entendermos de
uma vez por toda, vamos usar de exemplo.
Exemplo: Empresas que
apresentam programas que implementam atitudes ecologicamente correta,
economicamente viável, socialmente justa e culturalmente aceito, são ações como
os “3 r – reciclar, reusar e reduzir” ou ainda são atitudes tomadas pela
empresa para melhorar todo o planeta.
Assim, todo o projeto
que tem como princípio ou ainda que seja embasado no meio ambiente e tenha
fundamentos de promover a empresa é o marketing verde.
Essa consciência ao apoio
ao meio ambiente vem ganhando a cada dia mais adeptos, e com isso as empresas
estão cada vez mais investindo em marketing verde para ter uma boa imagem
diante de seus consumidores, lembrando que antigamente a responsabilidade
ambiental tinha poucos adeptos e ainda não se acreditavam nos danos ao meio
ambiente.
Por isso que hoje com
a conscientização ambiental mais incorporada na sociedade, as empresas acabam
se utilizando da modalidade de marketing verde, que está se tornando
corriqueira e ainda privilegiada por quem as usa.
É comum que quando se
adota o marketing verde as empresas façam todo um pronunciamento se
vangloriando pela atitude, porém isso estimula que outros concorrentes façam o
mesmo, despertando o desejo de compra aos grupos mais sustentáveis.
No entanto, vale
ressaltar que quando é usado o marketing verde deve seguir seus princípios e
suas divulgações para que não haja a famosa greenwashing. Para inserir na sua
empresa deve apenas englobar aos pilares da sustentabilidade, sempre pautando
no bem social, econômico, cultural e do meio-ambiente.
No Brasil há muitos
casos de greenwashing de empresas vendendo uma falsa imagem à sociedade e aos seus consumidores. Muitas empresas divulgam ações de impacto, como por exemplo
plantio de tantas mil árvores de espécies nativas, mas no final, se quer foi
plantado uma semente.
Para maiores informações acesse este link e fique por dentro de mais novidades!
Comentários
Postar um comentário