Licenciamento ambiental para empresa LTDA



Uma empresa de responsabilidade limitada (a sigla LTDA vem daí) é aquela que depende do capital de sócios para ser iniciada. Isso quer dizer que cada associado tem deveres e direitos limitados de acordo com a sua participação no negócio, e é claro que também que dependendo da atividade desenvolvida é necessário realizar o licenciamento ambiental para empresa LTDA.

Não é raro vermos empresas de porte maior se preocupando com o meio ambiente, e na verdade é até mais comum notarmos negócios menores se esforçando nessa direção.

Ainda assim, é primordial que haja licenciamento ambiental para empresa LTDA, e é por isso que vamos explicar como consegui-lo a seguir. Vem conferir já!


Primeiro entenda o que é o licenciamento ambiental para empresa LTDA

O licenciamento ambiental para empresa LTDA é um licenciamento que diz que o negócio em questão (no caso, a empresa de responsabilidade limitada) está atuando de acordo com normas e regulamentos ambientais.

A partir desse licenciamento é permitido que um negócio mantenha as suas atividades em andamento, e é comum que qualquer empreendimento ou empresa que tenha potencial poluidor precise da licença de operação para poder seguir as suas ações.

De acordo com os especialistas as empresas que precisam desse tipo de licenciamento independentemente de seu porte são as que atuam em áreas como...

·         - A extração e beneficiação de minério;
·         - As indústrias que trabalham com minerais e não metálicos;
·         - As metalúrgicas;
·         - As indústrias químicas;
·         - As que trabalham com material elétrico e eletrônico;
·         - As de madeira;
·         - As de papel e borracha;
·         - As de couro e pele;
·         - As que fabricam material plástico;
·         - As que fabricam material têxtil;
·         - As que fabricam alimentos e bebidas;
·         - As que trabalham com fumo;
·         - As que fazem agropecuária;
·         - Entre outras atividades


Como conseguir o licenciamento ambiental para empresa LTDA?

Conseguir o licenciamento ambiental para empresa LTDA é menos burocrático do que pode parecer, mas é necessário seguir uma série de etapas importantes para concluir o processo.

A primeira delas é o pedido da licença prévia, que será emitido pelo órgão ambiental do Estado ou pelo Município. A partir dela se autoriza a fase preliminar de planejamento da empresa..

Depois vem a licença de instalação, que permite que o negócio seja instalado. É importante que nessa etapa se siga o planejamento inicial do negócio, para que a licença prévia esteja valendo também.

Já a licença de operação é que permite que a empresa atue no ambiente em questão, e a partir dela é permitido que ela exerça as suas atividades, passando pelo crivo técnico dos riscos que sua atividade pode causar ao meio ambiente e que possam ser de alguma forma controlados.

Como você pode ver o licenciamento ambiental para empresa LTDA é necessário para que um negócio se desenvolva totalmente e com responsabilidade, então não deixe de fazer o necessário para ter a sua em mãos!

Para maiores informações sobre como realizar o licenciamento ambiental da sua empresa, clique neste link!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MANIFESTO AMBIENTAL MUNICIPAL

Licenciamento de empresas: Por que regularizar?

Empresa de assessoria ambiental em Campinas